domingo, 27 de novembro de 2011

Quase deu!

Neste domingo o Timão foi a Florianópolis com a "dura" missão de vencer o Figueirense e torcer para que o Vasco não saísse vitorioso do duelo contra o Fluminense, no Engenhão, para se sagrar campeão brasileiro com uma rodada de antecedência. E quase conseguiu.
O jogo no estádio catarinense estava truncado e, ao mesmo tempo, chato até demais, sem chances claras de gol, exceto uma bola na trave pelos anfitriões. E mais nada.
Já no Rio o Vasco seguia pressionando o Fluminense (já havia mandado a bola pro fundo das redes, no primeiro minuto de jogo, mas o bandeirinha desatento anulou o tento, erroneamente), que esporadicamente assustava a zaga cruz-maltina nos contra-ataques e nos chutes de Fred. Fim do primeiro tempo. 0 a 0 no Orlando Scarpelli e no Engenhão. Esses resultados parciais levava a decisão do Brasileirão 2011 para a última rodada. Nesse caso, o Fluminense saía da briga pelo título.
Segundo tempo de jogo. No Sul, o Timão voltava sem William, e Alex entrava para dar mais dinâmica e agressividade ao time. O Corinthians era melhor, mas novamente sem grandes sustos à meta adversária. O Vasco seguia pressionando.
Mas aos 23 minutos o Timão abriu o placar em Florianópolis, em bela jogada de Alex, que enganou duas vezes o marcador e, invadindo a área, manda a bola na cabeça de Liedson, que não perdoa. 1 a 0 pro alvinegro paulista e seguia o empate no Rio. Agora, esses resultados parciais davam o título antecipado para o Corinthians, mas havia jogo.
Sete minutos depois, o gol que a Fiel (já eufórica nas arquibancadas do Orlando Scarpelli) não queria ficar ciente foi anunciado: o Vasco abria o placar no Engenhão com Alecssandro e adiava a festa do Timão.
O jogo no Sul caíra um pouco de produção, exceto numa chance clara de gol do Figueirense com Wellington Nem, que desperdiçara cruzamento da esquerda. Já no Rio de Janeiro, acontecia algo que novamente faria a Fiel ir à loucura em Florianópolis: Fred, espetacular nos últimos três jogos, não desperdiça cruzamento de Mariano e faz golaço, com direito a matada no peito. 1 a 1, resultado que novamente fazia o Brasil conhecer o seu campeão de 2011.
O Corinthians passou a administrar o placar e, aos 48 min, quando o juiz apitava o final da partida, alguns corintianos já exibiam as faixas de Campeão Brasileiro. Mas restava o final do clássico no Engenhão, que começara mais tarde, e as atenções do Brasil inteiro se voltara para o Rio. O jogo ia até aos 50 min.
No Sul, alguns jogadores do Timão acompanhavam do gramado o final do jogo que valia o título.
Mas aos 46 min, o destino quis que o campeonato brasileiro mais disputado de todos os tempos conhecesse o seu campeão somente na última rodada: Alecssandro (sim, o autor do primeiro gol) manda a bola milimétricamente para Bernardo na área, após contra-ataque rápido, que testa para defesa espetacular de Diego Cavallieri, mas no rebote chuta para adiar o final do Brasileirão 2011.
Era claro a expressão de decepção no rosto de alguns corintianos nas arquibancadas, mas o título está mais perto. Um empate somente separa o alvinegro paulista do pentacampeonato nacional.
Eita Brasileirão do caramba! E tem gente que ainda não gosta do sistema de pontos corridos.